Confira 15 dicas para levar a sustentabilidade ao seu dia a dia

Que tal umas dicas para ajudar nosso dia a dia a ser mais sustentável e consciente ?

1) Economize água
Estima-se que uma única torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água. Então não deixe a torneira aberta mais tempo que o necessário e conserte vazamentos rapidamente. Construa cisternas para armazenar a água da chuva e use-a para lavar o quintal. Também reaproveite a água da máquina de lavar roupa para regar jardins e abastecer vasos sanitários.

2) Utilize produtos biodegradáveis
Os produtos de limpeza e higiene contêm substâncias químicas tóxicas que fazem mal à saúde e ao meio ambiente. Dessa forma, substitua produtos de limpeza à base de cloro por vinagre e bicarbonato de sódio. Além disso, procure comprar produtos de menor impacto, como sabões e detergentes biodegradáveis.

Também tem como fazer produtos de higiene e limpesa de forma caseira, o que te faz economizar dinheiro e diminuir a poluição na água e impactos ambientais, além de ser divertido (: em breve postarei uns tutoriais.

3) Alimentos orgânicos fazem bem para a saúde
Sem pesticidas ou metais pesados, os alimentos orgânicos promovem benefícios para a saúde e, claro, para o meio ambiente, já que não interferem negativamente nos solos de cultivo. Ao optar por esse tipo de alimentação, você ajudará também no desenvolvimento local e na agricultura familiar, uma forma consciente de consumo.

Produte se inteirar das feiras de orgânicos ou pequenos produtores de sua cidade.

4) Não ao desperdício
O consumo consciente está ligado diretamente à quantidade de comida desperdiçada. Para evitar que isso aconteça, compre menos no supermercado para não deixar que os alimentos vençam e cozinhe a quantidade suficiente para que não estrague e você precise jogar fora.

Utilize as sobras para preparar outros alimentos.

5) Consuma menos carne
A pecuária bovina é a maior responsável pelo desmatamento no Brasil e um dos maiores consumidores de água do planeta. Além disso, os animais passam por situações degradantes até chegar à sua mesa e são alimentados com insumos que fazem mal até mesmo à sua saúde. Por isso, pense duas vezes antes de consumir.

6) Separe o lixo reciclável
Apesar de ser uma dica simples e já conhecida, nunca é demais lembrar da necessidade da coleta seletiva para que haja destinação correta dos resíduos e evitar a contaminação de lagos e solos. Por isso, tenha uma lixeira em casa destinada à separação de lixo reciclável.

Para o lixo orgânico, pode ser feito compostágem e adubo, caso tenha uma horta em casa. Assim seu lixo será diminuido e suas plantas agradecerão.

7) Use menos o carro
Atualmente, um dos maiores problemas da sociedade é a mobilidade urbana. O crescimento dos grandes centros e o trânsito cada vez mais caótico têm se tornado um desafio para quem quer chegar a determinado ponto da cidade de carro. Por isso, uma alternativa sustentável é usar transporte público, bicicleta ou caminhar no lugar dos automóveis. Além de reduzir o estresse, você ainda colabora com o meio ambiente.

Aproveite para se exercitar, desestresas e relaxar, levar seu cão para passear, dar um passeio… Com o tempo, você verá que poderá andar cada vez mais longe sem o carro, e apreciar o ambiente a sua volta sem se preocupar com o trânsito.

8) Ao sair, apague as luzes
Nunca deixe as luzes acesas. Apague-as sempre que necessário e, quando possível, prefira a luz do Sol, abrindo as janelas, cortinas e persianas.

Produte utilizar a luz elétrica somente a noite, ou quando estiver lendo. Aproveite, deixe a luz natural entrar e obtenha um pouco de vitamina D.

9) Tire os eletrodomésticos da tomada
Faça uma vistoria na casa toda para achar os equipamentos que estão ligados desnecessariamente. Você vai reduzir o seu consumo de energia drasticamente, acredite!

10) Cultive áreas verdes
Manter uma área verde próxima a você pode resultar em menos estresse, além do benefício ambiental, é claro! Por isso, cultive gramados, jardins e até mesmo mini-hortas em casa. Além de oferecer conforto térmico, a vegetação valoriza os imóveis e melhora o ambiente.

Tem uma horta é muito divertido, além de prático, podendo evitar idas ao mercado. E a alimentação é natural, sem pesticidas.

11) Diminua o uso de embalagens
Evite usar sacolas plásticas no seu dia a dia, já que o material demora muitos anos para se degradar e polui o meio ambiente. Ao comprar produtos, leve sua própria sacola de pano ou prefira as caixas de papelão.

12) Evite materiais descartáveis
No lugar dos copos plásticos ou das garrafinhas, use uma caneca ou uma garrafa de vidro para evitar ao máximo usar bandejas, pratos, talheres e tudo que for descartável.

Assim, em festas de aniversário utilize louças, no trabalho tenha sua xícara e copo, como também, talheres… essas pequenas ações diminuem uma grande quantidade de lixo que você não percebe que gera.

13) Pense antes de comprar
A empolgação muitas vezes toma conta de nós em uma liquidação e até mesmo em um supermercado. Por isso, pare e respire: você vai evitar comprar por impulso coisas que não precisa, mesmo que estejam em uma “super promoção”.

Organize suas compras, faça planejamentos, utilize planilhas, saiba exatamente aonde investe seu dinheiro e no quê.

14) Cuidado com os transgênicos
Sabe aquele triângulo amarelo com um “T” no meio? Ele identifica os alimentos que são transgênicos, ou seja, geneticamente modificados e que fazem mal ao meio ambiente e à saúde.

Consumimos muitos trangênicos como ingredientes de alimentos industriais sem saber, evite consumir congelados e refeições prontas, busque saber a procedência dos ingredientes e preparar seus alimentos, quem saiba utilizando sua horta?

15) Reaproveite
Use a criatividade e treine suas habilidades artesanais para reformar caixas de madeira e de papelão, garrafas, latas, vidros entre outros. Ao reaproveitar os materiais que iriam para o lixo, você pode obter lindas peças decorativas e ainda se divertir.

Caso não tenha muitas habilidades manuais, separe os materiais e venda para quem os pode utilizar ou reciclar. Assim o lixo será diminuido, reaproveitado, poderá ganhar um dinheiro e evitará a extração de uma materia prima nova.

Referências

Pensamento Verde

Anúncios

2 comentários sobre “Confira 15 dicas para levar a sustentabilidade ao seu dia a dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s