Derrubando críticas infundadas sobre o veganismo

Esse post é direcionando a derrubar pensamentos simplistas ou infundados de consumidores de carne e outros derivados animais, pois muito não compreender o sentido e objetivo de ser vegetariano ou vegano e não tem o menor conhecimento de como sua alimentação afeta o meio ambiente.

Então vamos lá!

1: não faz sentido parar de comer carne, pois o maior desmatamento é para monoculturas (arroz, feijão, soja…)

A maior parte dos desmatamentos é feito para a pecuária, e muitos dos grãos plantados tem sua grande produção destinada a alimentação de gado.  Ou seja, de longe a maior causa do desmatamento é causada diretamente ou indiretamente pela ação da pecuária.

acamilhao

Fonte

“A indústria da pecuária na Amazônia brasileira é responsável por 14% do desmatamento global anual.
Isso torna o setor da pecuária o principal vetor de desmatamento não apenas na Amazônia brasileira, mas do mundo inteiro. De acordo com o próprio governo brasileiro: ‘A pecuária é responsável por cerca de 80% de todo o desmatamento’ na região Amazônica. Nos anos recentes, a cada 18 segundos, um hectare de floresta Amazônica, em média, é convertido em pasto.” Fonte

Assim vemos a Amazônia sendo “comida” nos pratos regados a carne.

Por isso além do desmatamento que também contribui para a crise hidráulica, a pecuária resultar num gasto enorme de água comparado a produção vegetal, os degetos animais e de seus hormônios são grandes poluidores de água onde grande parte é utilizada para limpar os abatedouros.

Para cada quilo de carne bovina, há o gasto de cerca de 16 mil litros de água.

Um quilo de carne de porco gasta quase 6 mil litros de água, já o frango, 4 mil. Fonte

2: o ser humano está no topo da cadeia alimentar

Como se define a classificação de um ser humano na cadeia alimentar? os ecologistas usam o cálculo do nível trófico.

Pesquisadores franceses utilizaram os dados das Nações Unidas de alimentação para verificar o nível dos humanos de 176 países de 1961 até 2009 e o resultado foi esse:

Na escala de 1 até 5, onde 1 é predador primário (plantas) e 5 animais que se alimentam só de carne e tem poucos predadores, ser humano conseguiu a pontuação de 2,21, estando no mesmo nível de alimentação de porcos e anchovas. Fonte

O topo está muito longe para a nossa espécie.

3: outros animais comem carne, assim devo comer também

Certo, mas outros animais fazem muitos outros comportamentos, e aposto que você não acharia correto ou digno segui-los, se fosse por essa lógica, nos deveríamos comer carniça como urubus, ou matar todos os filhos de uma mulher para tomar posse dela como os leões fazem…

Para os animais o que ditam o seu comportamento é a genética da programação de seus comportamentos, ou seja, não podem refletir ou mudar seus comportamentos que são pautados na sobrevivência e reprodução.

Nós por temos uma cognição mais desenvolvida (graça a cozinha dos carboidratos) podemos refletir sobre nossas ações atuações e seus efeitos futuros, que nos leva para longe do determinismo genético de sobreviver e reproduzir para nos implicar a valores morais e culturais. Hoje o determinismo genético não tem a mesma influência em nós, podemos optar e ver alternativas para vivermos melhor em sociedade.

Ou você vê leões usando preservativos para evitarem filhotes e querendo a aproveitar o sexo? rs

Comportamentos animais não são uma base para os nós seres humanos modernos, e vice versa.

4: nossos primeiros ancestrais comiam carne

Para como era a alimentação de nossos ancestrais há muitas hipóteses. Entanto caso seja fato que eles se alimentavam de carne há sempre a necessidade da dieta vegetal.

Aqui vemos a mesma comparação que com o comportamento animal, mas trocando animal por nossos ancestrais tinham menos padrões morais em comparação aos nossos, não tinham o conhecimento cientifico para saberem das melhores escolhas alimentares e saúde, não tinham os direitos humanos para seguirem ou sociedades estruturadas como as nossas, que o permitissem a isso, como também, não tinham o mesmo mesmo padrão cognitivo que o nosso para compreender tudo isso, caso existisse naquele tempo.

Nossos ancestrais faziam muitos atos que hoje em dia não são aceitos, como obter escravos, dominar mulheres, matar por honra ou fazer guerras. Porque somente o consumo da carne é lembrado?

Hoje sabemos o mal da produção animal para o meio ambiente e nossa saúde e que alternativas podemos obter para viver de forma saudável evitando o máximo possível o sofrimento de outros seres.

5: as plantas estão vivas também, se for assim não posso comer elas

Nossa, esse argumento eu já comentei várias vezes aqui no blog em outros artigos de veganismo, mas vamos lá.

As plantas possui um sistema nervoso rudimentar, diferente de animais (deixando claro que planta não é animal), desta forma seu nível de sentimento de dor e consciência de seu existir é totalmente diferente, como também seus mercados.

Caso a planta tivesse consciência de seu destino, mesmo desta forma, seu meio de produção seria muito menos cruel, compare a colheita da planta, o ambiente que ficam, o transporte, o “abate”. È algo completamente diferente, mesmo se a planta tivesse um maior nível de consciência e desenvolvimento nervoso.

Ou você já viu uma planta correr pela vida, gritar ou sangrar?

Mas independente do conceito de vida para a planta o animal. Cada 1/2 de carne necessita 2,17 quilos de biomassa vegetal para sobreviver.

Desta forma, os consumidores de carne comem a morte dos vegetais e dos animais.

as-plantas-tambc3a9m-sofrem-my-ass

6: nós morreríamos de fome em um mundo vegano

Isso é uma enorme incoerência, pois com o aumento populacional e do consumo da carne a comida se torna cada vez mais escassa.

O fator disso é que grande parte de grãos e vegetais são perdidos para alimentar animais da pecuária. você acha que os bovinos comem o que?

“Aproximadamente 40% das terras aráveis do mundo são usadas para produção de comida enquanto que apenas um quarto desses alimentos é destinado ao consumo humano. O resto, espantosos 30% das terras aráveis do mundo, é usado para produzir alimento para animais utilizando um terço da água potável do planeta.” Fonte

Muita comida vegetal é exportada para países ricos para produção de carne, além de desequilibrar as economias (onde os países ricos consomem mais carne) muita comida é perdida nesse processo por não é diretamente encaminhada as pessoas.

7: comer carne é natural para nós pois somos onívoros e 8: comer carne é minha escolha pessoal

Esse argumento é baseano na questão que somos capazes de digerir carne, ovos e leite. Entanto, como onívoros nós estamos livres para viver sem consumir carne, só porque temos a capacidade de digerir, usada em tempos nos quais a comida era díficil de ser conquistada e tinha que se comer o que tinha, não quer dizer que isso vai servir eternamente como um modelo, ainda mais numa sociedade com tanta abundância de alimentações e tecnologias.

Nos temos muitas “ações naturais”, como matar e estuprar por exemplo, e você vê alguém por ai dependendo sua opção pessoal de matar e estuprar por ser um humano e seus ancestrais fazeram isso anos para sobreviver?

Se fosse assim, teria pedófilos falando que é sua escolha pessoal gostar de crianças, mesmos estas não ter recursos físicos, cognitivos e sociais para sair desta relação de dominação (lembrando que para nós isso é um crime, mas muitos outros lugares é algo normal, e por ser normal é certo?).

Uma escolha deixa de ser pessoal quando afeta a vida de outro ser, quando causa sofrimento ao outro e isso não deveria ser somente considerada para os animais humanos.

Estamos ficando cada vez mais com os recursos naturais escassos, o consumo de carne é um dos fatores que pioram esse quadro, e por isso uma dieta que impacta diretamente nos recursos naturais usadas por todos não é uma escolha pessoal.

Quando se tem conhecimento para mudar não há justificativa para retroceder, a sociedade muda e tivemos que mudar muito para esse nosso modelo de sociedade sobreviver, a evolução se baseia em mudanças e nosso planeta necessita disso por o modelo atual do consumo de carne é algo insustentável.

12002083_1736649216557842_3743002126935802277_n

9: Caninos fazem de mim um carnívoro 

Nos raramente comemos a carne cortando com os dentes e sim com facas. E quando comemos utilizamos os molares, dentes desenvolvidos para alimentação herbívora.

Usar os dentes para selecionar que tipo de dieta você deve ter é algo nada confiável, mas isso você deve saber… Gorilas são herbívoros e tem longos caninos.

11702785_1736649206557843_4358765270645147313_n

O mundo muda, nossa consciência e conhecimentos de desenvolvem junto a ciência, tradições desnecessárias ao mundo atual morrem e as sociedades evoluem.

12108201_421199154736278_9092260705620947311_n

Posts relacionados

Referencias

Your Vegan Fallacyis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s