Mensagem da autora para os interessados a iniciar no vegetarianismo: reflexões, planejamento e atitude

No vídeo abaixo, o ativista relata sobre o desrespeito com o sofrimento animal da população que faz piadinhas com bacon (sim, sempre os desmiolado do bacon), promovendo uma discussão sobre reflexão de hábitos, a dificuldade de nossa população em ver os animais como seres que sofrem como nós, em nos colocarmos num pedestal acima de tudo e todos (por isso estamos nessa caos ambiental atual) e a necessidade de tomar uma atitude para parar esse comércio e romper com esses conceitos.

10632610_1483977055181639_4250480590762393246_n

O que os desmiolados do bacon não conseguem entender.

Abaixo eu comento sobre algumas falas e dou dicas para quem está interessando em iniciar na alimentação vegetariana.

Esse acidente foi a ponta do iceberg para percebemos que necessitamos mudar nossa visão sobre a utilização dos animais em nosso benefício supérfluo. Não devemos considerar a morte normal somente porque é difundida em nossa cultura, não é certo haver esse consumo a base de sofrimento, e quem compra carne sustenta (e financia) essas empresas e suas ações.

Estamos numa nova era, não necessitamos mais dessa forma de produção e desta alimentação que causa tanto sofrimento para outros e tanta depredação ambiental.

Tenha respeito pela vida de outros seres como a vida humana merece ter.

Tenha uma atitude real !

Mas o que eu posso realmente posso fazer?

Ao cortar a carne do seu prato, do seu pão, dos seus lanches… estará diminuindo a demanda de animais para abate, a cada vez que deixar de comer carne, serão menos animais para abate.

Não precisamos de carne para viver, estamos num país e em uma era com abundância de alimentação vegana, com tecnologia suficiente para viver de forma saudável sem consumir a morte.

Seja a voz dos animais que não podem falar por eles mesmos, mude seus hábitos, comece como vegetariano, pouco a pouco diminuindo o consumo de carne, gradualmente até a cortar totalmente, e depois engate no vegetarianismo restrito e veganismo (sem pressão :3 ).

Ficou com dúvidas sobre os tipos de vegetarianos? sem problemas, veja abaixo

diferencas-vegetarianos1

Fonte

> Para os vegetarianos estritos, a vida é mais complexa e o começo é o mais dificil, principalmente para quem é acostumado a comprar tudo pré-cozido, passar na padaria e comprar tudo pronto, ir em restaurantes e pedir pratos prontos.

Ser vegetariano estrito demanda um maior planejamento alimentar, muitas vezes fazendo sua comida em casa e levar pronto para comer na casa de amigos (para facilitar a vida deles), ou se tiver algum local de alimentação vegana em sua cidade, suas saídas se limitam muitas vezes a ir lá… justamente porque o vegetarianismo é  algo crescente em nosso país, e ainda temos poucos lugares seguros para comer, principalmente se for de cidade pequena como quem voz fala.

> Para ovo-lacto vegetarianos a história é diferente, pois há muito mais opções em restaurantes comuns, porque a maioria das pessoas já sabe de sua existencia no planeta, mas se você falar eu sou vegano, muitas olham estranhamente como se fosse uma seita ou religião esquecida.

Entanto esse trabalho é benéfico a todos, formando um compromisso com sua saúde: planejando sua alimentação, optar por orgânicos, não consumir derivados de animais, causadores de muitas doenças modernas, se livrar do consumo abusivo de aditivos alimentares industriais, conservantes…

Financeiro: no final, fazer seus alimentos em casa é mais barato do que comprar tudo pronto, mesmo tendo algumas regalias veganas que são caras.

não sustentar o consumo do mercado cruel animal e sim o mercado vegano, o que fazem as empresas crescerem e poderem oferecer mais opções e expandirem sua abrangência, beneficiando mais veganos.

Gostei da ideia, mas acho que não consigo, parece muito difícil….

Bem… tudo na vida necessita de planejamento e força de vontade não é mesmo?

Acordar cedo no inverno para ir pra escola ou trabalhar, ir segunda trabalhar (haha, tudo que envolve trabalhar precisamos de esforço duplo), estudar final de semana para a prova de segunda, vestibular, Enem, ter filhos, ler um livro crítico, organizar uma festa, fazer um curso, ir a uma palestra, ir numa reunião, fazer o supermercado…

Enfim, tudo precisamos planejar, ter vontade para fazer e gastar energia para. E cuidar com sua alimentação, mesmo que não seja vegana ou vegetariana, necessita disso tudo também.

Mesmo que achemos que ir num restaurante e pedir um prato pronto seja mais fácil, mas isso é saudável para você a longo prazo? você sabe todos os ingredientes que tem no molho, os conservantes, se irão te fazer mal ou se são cancerígenos, se o garçom derrubou no chão e depois colocou no prato de novo (acontece) ? Quem come coisas fora de casa (pré-prontas ou em restaurantes) que estão fora de sua fiscalização, está sujeito a tudo isso.

Portanto quem já tinha um cuidado maior com a alimentação antes, não sofrerá uma mudança de hábitos tão grande se resolver se tornar um vegetariano restrito.

É mais fácil comprar tudo pronto? sim.

É a melhor opção? eu acredito que não, porque ninguém vai se preocupar em te prestar uma alimentação saudável (ou para seus filhos) da mesma forma que se fosse você mesmo que a preparasse. Se preocupam em fazer saborosa para que consuma novamente, mas saudável desde o preparo a escolha dos ingredientes? tenho minhas dúvidas.

li

Fonte

Queria conseguir fazer, mas estou sempre sem tempo, trabalho, estudo…

Gente, a saúde é algo que vamos ter até ficar doente e morrer (literalmente haha), e se nos não planejarmos nossa rotina para gastar algumas das nossas 24hs diárias para cuidar da nossa alimentação e saúde, vamos gastar com o que? Isso é o que nos faz ficar vivos e sabe, viver para fazer as outras coisas. Haha, entenderam a ironia ? nossa sociedade está tão louca que gastamos tempo que tudo (ligado ao dinheiro), menos com o que é de mais vital e importante para nós. Se não nos planejamos para isso, precisamos rever nossos conceitos e hierarquia de necessidades  (estudante de psicologia detected).

Então, o que está esperando para se juntar a nós?

Para começar…

Segunda Sem Carne

Vídeo sobre os motivos dessa campanha

000

Posts relacionados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s