Papo vegano – Informações sobre vitaminas

Respondendo pedidos e questionamentos, fiz este artigo com apanhados de informações que tinha sobre vitaminas importantes para a dieta vegetariana estrita, trazendo informações sobre fontes vegetais e sintéticas.

Lembrando que este artigo é somente para conhecer mais sobre a dieta vegetariana, são resultados de informações que obtive em minhas leituras, é sempre indicado procurar uma nutricionista (de preferência vegetariana ;} ) ter informações validadas por um profissional.

Dúvidas, sugestões e complementações podem ser postadas nos comentários (:

Primeiramente indico pesquisar bastante sobre fontes vegetais de vitaminas encontradas nos derivados animais antes de iniciar o cortes total destes em sua alimentação diária, para troque gradualmente os derivados animais pelos vegetais e sintéticos preservado seus níveis de vitaminas regulados, bom humor, cognição e sistema imunológico.

Sobre a dieta ocidental…

O maior argumento dos carnívoros que comer carne é essencial não é mais válido, porque é exatamente a dieta ocidental abundante em leite e laticínios, carne vermelha, frango e ovos a causa de muitos males da vida moderna como diz Sonia Hirsch: A dieta ocidental moderna “é conectadíssimos ao surgimento de doenças crônicas e degenerativas.”

Vitaminas de fontes sintéticas (suplementos)

B12

Presente na carne, leite e ovos. A versão presente em algas e alimentos fermentados não é igual a que é necessária ao nosso organismo, não são adequadas.

Entanto, a vitamina B12 pode ser sintetizada por bactérias e consumida por suplementos ou alimentos enriquecidos.

“As fontes confiáveis de B-12 podem ser encontradas facilmente em vários cereais enriquecidos, leite de soja enriquecido (como o Eden Soy Extra), alguns substitutos da carne (“carne” e “hamburguer” vegetais) e todos os suplementos multivitamínicos comuns (veja se o rótulo consta do seu nome científico “Cianocobalamina”)”. Fonte

Para saber mais sobre a B12, leia.

Omega 3

A forma ideal desta vitamina para consumo são encontradas em peixes de águas profundas, não alimentados com ração. Como também as sementes de chia também, que é uma das fontes mais ricas conhecidas.

Outras fontes (menos eficientes) são óleos extraídos de soja, de girassol, de milho. E os vegetais verdes como brócolis, rúcula, couve, espinafre, e a linhaça.

Vitamina A

Está presente na gordura de animais, que não foram criados trancados e a base de ração.

Vitamina D 

Presente na gordura animal que não foi criado preso.

Esta também pode ser obtida com banhos de sol diários, de por volta de 20 minutos no rosto e braços para pessoas brancas e jovens, pessoas idosas e de pele escura tem necessidade diferenciadas.

OBS: O uso de protetor solar acima do fator de proteção 8 impedem a síntese da vitamina D, portanto aproveite o sol branco da manhã o final de tarde.

Os Ovolactovegetarianos, ou seja, que consomem ovos e laticínios, podem não precisar tomar todos estes suplementos, lembrando que este artigo é pautado na dienta vegetariana estrita. A Hipervitaminose também é algo para se cuidar !

Principais Vitaminas e suas fontes vegetais

Ferro

Os vegetais mais ricos em ferro são os de folha verde-escura, derivados de soja, legumes, grãos integrais, frutas secas, nozes e sementes.

Consumir alimentos ricos em vitamina C durante as refeições auxilia a absorção de ferro.

Cálcio

É mais presente em vegetais folhosos de côr verde-escura e legumes: couve, couve-nabiça, couve-chinesa, quiabo, brócolis. Amêndoas, tofu (enriquecido com sulfato de cálcio ou cloreto de cálcio), leite de soja, tahini (sementes de gergelim moído), figos, algas e leguminosas: feijão branco, feijão-guando, feijão-rosinha, feijão-preto, grão de bico, feijão-cavalo, feijão-manteiga, feijões vermelhos.

Os alimentos que oferecem o cálcio de melhor qualidade são: couve, couve-chinesa, brócolis, amêndoas, melado escuro e alga hijiki.

Zinco

É facilmente encontrado em grãos integrais (pão, massas e arroz), germe de trigo, tofu, tempeh, misô, legumes, brotos, nozes e sementes.

Proteínas

São boas fontes de proteínas veganas: batatas, pão integral, arroz, brócolis, espinafre, amêndoas, ervilhas, grão de bico, manteiga de amendoim, tofu, leite de soja, lentilhas, couve…

Para saber mais sobre quantidades diárias e fontes vegetais, Clique Aqui.

Posts relacionados

Referencias

Wikipedia Omega 3

Nutriveg

Veganismo

Veganismo Nutrientes Principal

Veganismo Mitos e fatos sobre a B12

Veganismo Dieta vegana em poucas palavras

Veganismo Cálcio sem laticínios

ml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s